terça-feira, 14 de agosto de 2007

"Papai, quando crescer quero ser funcionário público!"

Dos sonhos de infância, nas Escolas Particulares pelas quais passamos, as rodinhas de amigos tinham vários assuntos... Um deles era o futuro...
Jogador de futebol, jogador de vôlei, piloto de Fórmula 1, repórter, ator, engenheiro, astronauta e tinha sempre um engraçadinho para dizer: Gari!! - Perdão, meninas, mas resumi a rodinha de meninos q frequentava...
E hoje em dia? Bem, não vou mais a colégios... mas nos Sujinhos pelos quais passamos, o papo ainda é o Futuro... um futuro bem mais presente que o futuro do passado...
A habiliade com os esportes não é a mesma lúdica do passado, as pessoas não são tão bonitinhas quanto as mães diziam, muitas nem seguiram os sonhos de infância. Só que agora, ninguém brinca dizer que vai ser gari, a boa é ser Funcionário Público!
Nada contra os milhares de funcionários Brasil a fora que consomem quase R$ 140 bi dos cofres federais em gastos de pessoal... Que vão do Presidente, aos simpáticos homens da rapartição aqui da esquina, passando pelos 3 poderes.
Sei que muitos funcionários trabalham direito, tentam fazer o melhor mas frase recorrente quando se quer falar mal de algum lugar: "tem clima de repartição pública!"
Para poupar esforço e energia de um gripado, transcrevo monólogo ouvido nas últimas 12 horas:
"Quero ser funcionário público mesmo... quero a mamata!!! rs... Faço faculdade pra prestar concurso público... Posso até fazer bem o serviço, mas não enho essa obrigação, fora que terei hora pra sair... 2 anos de licença, a hora que quiser, até pra viajar pra Paris... rs... Vou a Berlim e volto... rs... fora os abonos, biênios, triênios, quatriênios, e todos os ênios... rs... Sem contar que posso trabalhar como autônomo por fora, fazer free-lancer... Quero ser funcionário público mesmo..."
Como bom pretenso-jornalista, assino o texto, mas mantenho em sigilo minha fonte.
Depois dessa, peguei minha mochila e segui meu rumo.

* Escolas Particulares e Sujinhos foram termos designados pelo autor para representar centros públicos onde há rodinhas de conversa.
* Repetindo, nada contra funcionários públicos, nada contra especificamente quem disse isso ou quem pensa assim...
* Só me permitam ecoar uma frase antiga: É por isso que o Brasil não vai pra frente!
* Comentem a vontade!!

2 comentários:

Felipe Siston disse...

Grande amigo... acho q não estive nessa roda de conversa, mas temos uma motivação compartilhada. Amanhã vou postar um texto, q deve ter sido produzido ao mesmo tempo que o seu, e q para a minha surpresa aborda um tema semelhante.

O pior é que essa sua fonte pode ter uma grande decepção caso o projeto de lei que transforma o funcionalismo público em CLT vingar. Principalmente se ele for jornalista, pq a TV Pública encabeça a lista dos orgão q vão seguir a lógica das relações privatizadas de trabalho.

É esperar pra ver, ou trabalhar pra mudar.

Abraços

Eduardo Melido Ribeiro disse...

Uma declaração importante: Nada contra especificamente quem me proclamou a frase citada acima.
Mas tudo contra quem pensa assim... sendo sustentado pelos cofres públicos, ou seja, por mim!
em cumprir com suas obrigações, repetindo, obrigações, como qualquer mortal...
É, é difícil!