Quem escreve aqui é um defensor das rádios comunitárias, desde que estas não atrapalhem o dial de outras emissoras, alguém que já participou de um projeto de rádio livre ((nota esclarecedora: nome bonito e diferente de rádio pirata/comunitária só pq são pessoas de alta compeensão política q bolaram)), alguém que resolveu se pergutar como raios pode uma rádio com uma potência tão pequena impedir a aterrisagem de uma engenhoca voadora cheia de tecnologia.

Quem ouviu a BandNews FM ouviu o chilique do Boechat sobre o assunto, pq em SP, um piloto comentou teve que arremeter, aquele procedimento bizarro que o avião desiste de aterrisar pq ouvia só um culto pelo rádio transmissor.
Não, não vou cair na asneira de discutir religião, a sacanagem que políticos e religiosos fazem com dial, a influência política para se conseguir uma concessão. Só vou cair numa asneira: culpar o sistema! ((Nota mental: a turma da rádio livre nem vai ficar triste comigo pq se a culpa é do sistema, tá valendo!!))
A pergunta intrigante é exatamente essa: como pode uma rádio de 1km de alcance que ocupa um dial intermediário da banda FM atrapalhar uma aeronave/centro de controle de um aeroporto?
Desculpe a ignorância do amigo, mas siga a linha de raciocínio deste ser quase irracional: como e por que o sistema aéreo brasileiro ocupa o espectro das rádios FM, de 88 a 108Mhz?

Pior, pegue seu radio eletrônico, hoje, o dial no RJ pula a cada 0.8: vamos facilitar. Beat 98 = 98,1 - MEC 98,9 - JB 99,7 - FM O Dia 100,5 ...
Eu conheço algumas piratas que operam neste miolo, se alguma rádio dessas atrapalha os controladores de tráfego aéreo, pq não as rádios oficiais atraplahriam?
A banda é grande, são 0.8 MHz de distância que viram 0.4MHz, mas não é ariscado demais operar no espectro FM convencional?

Finalizando e concluindo, não seria mais fácil usar a banda entre 108 e 174MHz? Não seria mais fácil ocupar o espectro fora dessa banda?
Pule a janela, pare um pouquinho, descanse um pouquinho, 580 km...