terça-feira, 30 de outubro de 2007

Anuncia-se um novo golpe.



Já era esperado. Golpes são feitos para tomar o poder. Não duvido ser esse o desejo dos conspiradores da vez. Tais movimentos soturnos assemelham-se a erupções. É só no momento decisivo que percebemos o que, antes, era apenas previsão. O vulcão que se esconde no aspecto bucólico de montanha, nos faz sempre pensar que a catástrofe pode não vir...

Mas os rumores sob as terras brasileiras não permite falsas interpretações. É um novo golpe. Tenho certeza...e certo receio, também.

Tive acesso às primeiras informações através do meu celular. Na hora, dei pouco crédito a esse meio sem tradição jornalística. Só comecei a temer o pior quando vi símbolos fora de época asteados pela cidade em que vivo. No caminho para o trabalho, vi um objeto nas cores amarela e azul sobre o morro da Urca.

Chegando ao meu destino, busquei, do meu computador, os jornais virtuais. E gelei. O Cristo Redentor, maravilha de minha civilização, sofreu adereçagem pouco cristã, semelhante ao objeto na Urca. Nem mesmo o olhar de sincretismo religioso, enraizado na cultura que vê facilmente a Verdade por todo o lado, pôde não se incomodar com o sentido da foto observada no jornal eletrônico.

Quis voltar logo para casa, encontrar uma trincheira ainda segura. Fiz sinal para o motorista do ônibus. Desci.no meu ponto (sim, até ali, local sagrado do meu cotidiano retorno), um grupo de jovens praticavam os ritos da seita de conspiradores, sem constrangimentos e libertos da devida clausura (normalmente, trata-se de um território retangular, gramado ou não, mas sempre com duas balizas).

Quem passasse por perto se sentiria ameaçado. Podiamos ser atingidos pela esfera, simbolo fundamental desse culto, que era ali, habilidosamente, trocada entre os jovens, não pelas mãos, mas pelo impacto preciso dos pés, coxas, joelhos e até cabeçadas.

Pensei que fosse tudo, pois já me era suficiente como testemunho da Nova Ordem que se aproxima. Vi outros jovens, todos uniformizados e com calçados especiais, como os anteriores (tinha esquecido de mencionar antes). Eles batiam palmas a medida que caminhavam saindo de um clube. Era como se enxotassem alguma coisa, ou alguém. Acelerei o passo.

Agora, nos resta esperar. Foi dada a partida. O ano do golpe já está anunciado - 2014. Estejamos prontos, pois a Copa do Mundo será no Brasil! E mais uma vez, ou enfim, país do Futebol.

OBS.: Eu gosto de Copa do Mundo, sempre assisti pela TV. Nunca vivenciei de perto, só ajudei a enfeitar rua. Mas depois de ver um pessoal jogando bola no meu ponto de ônibus fiquei assustado com o que pode acontecer.

Nenhum comentário: